PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. Grupo e praça Antônio da Silva Pessoa
Sérgio Botelho – Há dois importantes marcos urbanos em João Pessoa que homenageiam Antônio da Silva Pessoa. O mais antigo deles é um equipamento escolar, na Avenida Beaurepaire Rohan, entre os primeiros grupos escolares da cidade, justamente o Grupo Escolar Antônio Pessoa. O outro é a praça que fica nas esquinas das ruas Walfredo Leal e Castro Alves, bem pertinho da Bica, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara.
Inaugurado em 1920, o Grupo Escolar Antônio Pessoa fazia parte das iniciativas educacionais, surgidas com a República, visando universalizar a oferta de educação e substituir o ensino ministrado em escolas isoladas, onde professores lecionavam obedecendo a didáticas e conteúdos próprios. Os grupos escolares, com sua estrutura padronizada e currículo centralizado, refletiam essa busca por racionalização e controle do processo educativo. Importante registrar que, nos anos 1950, serviu à nascente Faculdade de Direito.
Já a praça foi construída, como parte da expansão urbana da capital, no início dos anos 1920, após a derrubada da antiga Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, existente no local, que desapareceu junto com sua irmandade de pretos e pardos. O logradouro fica no início da decida para a Bica, fazendo esquina entre a Avenida Walfredo Leal e a rua Olavo Bilac, que divide os espaços entre a praça e o Grupo Escolar Epitácio Pessoa, outro dos primeiros da cidade.
Mas quem foi Antônio Pessoa?
https://paraondeir.blog/grupo-e-praca-antonio-pessoa/
Nas fotos, da esquerda para a direita, o Grupo Escolar e a Praça Antônio Pessoa.
Todos os campos são obrigatórios - O e-mail não será exibido em seu comentário