Sérgio Botelho – No dia 19 de setembro de 1958, o jornal A União publicava uma intrigante matéria informando que, após ser confrontado por estudantes do Lyceu Paraibano, em João Pessoa, dirigida à época pelo professor Manoel Trigueiro, um docente, entre as figuras ilustres da época, havia anunciado sua renúncia à cátedra, no histórico colégio público pessoense.
O episódio teria acontecido após a ida, ao educandário, do senador Ruy Carneiro, que ocupara a Interventoria do Estado da Paraíba durante a ditadura Vargas, levado pelas mãos do referido professor, para anunciar algumas concessões em favor da instituição.
Naquele momento da política paraibana, Ruy e José Américo de Almeida, que havia governado o estado na primeira metade daquela década, disputavam, renhidamente, a única vaga ao Senado, para o estado, no pleito que deveria ocorrer em novembro, da qual o primeiro sairia vitorioso. Depois do ato, os alunos cercaram o mestre, com críticas a Carneiro. Indignado, o professor não apenas se demitiu, como largou o verbo, na imprensa.
Em defesa de seu ato, argumentou ter sido desacatado pelos alunos, que, de quebra, tinham vaiado Ruy Carneiro. E mais: sacou de argumentos morais e acusou os estudantes do Lyceu de andarem escrevendo frases de baixo calão e desenhando, segundo ele, órgãos genitais nos quadros-negros do colégio.
A matéria que divulgou tudo isso foi assinada pelo jornalista Aurélio de Albuquerque, também professor no colégio estadual, anos depois eleito para a Academia Paraibana de Letras, na qual aproveita para desmentir as acusações e defender a moralidade no Lyceu. Não fica claro, mas acho que Alfredo se alinhava com Rui e Aurélio com José Américo.
Não fiquei sabendo se o professor demissionário voltou ao colégio, mas cheguei ao conhecimento do fato após pesquisas, incentivadas por solanenses amigos, sobre o conterrâneo ilustre Alfredo Pessoa de Lima, justamente o professor em pauta.
Mas quem foi ele?
https://paraondeir.blog/professor-ilustre-de-solanea/
Todos os campos são obrigatórios - O e-mail não será exibido em seu comentário