May Cirilo
May Cirilo
May Cirilo

Bloco Anjo Azul

Por: | 25/01/2024

Bloco Anjo Azul, desde 14/02/1994 , concentração e saída no dia 01 de fevereiro de 2024, no Beco da antiga Faculdade de Direito, local onde tradicionalmente vem sendo realizado em seus 30 anos de atividades.

O Bloco Anjo Azul é uma centelha que acendeu emergindo com o nobre propósito de fomentar a ocupação do cenário pitoresco do centro histórico de João Pessoa. Esse nascimento se deu como um clamor de emancipação das mulheres que impactam os rumos do carnaval, libertando das amarras da opressão do patriarcado. O movimento teve sua importância na fundação da Associação Folia de Rua dois anos depois. Este bloco reencena o percurso remanescente do carnaval ancestral de João Pessoa, entrelaçando-se harmoniosamente com outros blocos que percorrem a urbe. A influência do teatro Mambembe e o fascínio pela sétima arte se tornam as nascentes inspiradoras do Bloco Anjo Azul, cujo nome reverbera a lembrança do icônico filme "Anjo Azul."

O evento deste ano, irá reverenciar as três décadas de dedicação ininterrupta do Bloco Anjo Azul, proporcionando uma efusiva congregação de agremiações carnavalescas nas vias do coração histórico de João Pessoa. O Bloco se reinventa e, em 2024, vem com uma proposta de acessibilidade cultural inovadora, promovendo a acessibilidade na folia, tanto no sentido de possibilitar o acesso do público PCD e idoso ao evento (intérprete Libras, material informativo em Braille, acompanhamento de auxiliares para pessoas com dificuldades de mobilidade); como também, inserindo artistas PCD na programação, como a exposição da artista visual Ana do Vale.

Uma reverberação da tradição das prévias carnavalescas na cidade se faz sentir, enaltecendo os palcos culturais que têm sido a força motriz desse evento. Polyana Resende e Banda, orquestra de frevos do Maestro KIKO  e duas agremiações, Maracatu Maracastelo e Urso Amigo ALA URSA ,com seu esplendor e vitalidade, comporão um desfile festivo e cultural que ecoará o rico legado do carnaval de rua pessoense. Esta celebração, que pulsa em prol da preservação da memória do carnaval de rua de João Pessoa, constitui uma homenagem às raízes do Bloco e, ao mesmo tempo, engendra um canal de prosperidade econômica para as agremiações carnavalescas, cuja força e criatividade são a essência de nossa rica cultura .




Endereço do evento: BECO DA FACULDADE , Rua Gabriel Malagrida - Centro Histórico antiga Faculdade de Direito.

hora do Por do Sol até 22:49hs


Todos os campos são obrigatórios - O e-mail não será exibido em seu comentário