Mirtzi Lima Ribeiro
Assisti a um filme com paisagens belíssimas do Líbano, cujas moças são lindas. Mas, não deixei de perceber que seus rostos, embora lindos e muito jovens, são de fisionomia bem torneada, incluindo as sobrancelhas, a testa e especialmente os lábios.
A testa não franzia em nenhum momento, o que caracterizava o uso de botox ou algo assim. As sobrancelhas largas, esteticamente perfeitas na simetria e nas linhas, indicavam que um excelente profissional as desenhou artificialmente. As bochechas salientes, no formato de bonecas, tinham o design de precisão cirúrgica. Os lábios estavam preenchidos e ostentavam uma carnosidade substancial à base de ácido hialurônico.
Percebi que passei a notar esses detalhes nos telejornais ou nos filmes: pessoas com seus rostos ao natural e outras que adicionam procedimentos estéticos mesmo que bastante jovens, a partir de seus vinte e poucos anos de idade.
Entendo que o modismo influencia massivamente a mente das pessoas.
Mas, ainda me encanto e prefiro continuar com as minhas sobrancelhas naturais, sem técnicas de tatuagem, henna, fio a fio, micropigmentação esfumada, ombré shadow, mapeamento geométrico, despigmentação ou assemelhados. A mais nova técnica é o Brow Lamination, conhecida como sobrancelhas "laminadas", que as deixam mais largas e abundantes. Existe até mesmo o modelo de sobrancelhas à la personagem de jogo eletrônico "Angry Birds".
No meu caso, se eu precisar ressaltar minhas sobrancelhas em algum momento ou ocasião especial, preferirei a maquiagem convencional, que é retirada com um bom demaquilante.
Pretendo manter os meus lábios sem aplicação de micropigmentação artificial, sem maquiagem definitiva e sem preenchimentos. Eles são finos e preenchê-los alteraria minha imagem. Para hidratá-los e deixá-los mais apresentáveis ao sair para o trabalho ou passeio, faço adesão ao clássico batom, escolhendo cor moderada ou neutra, como os tons rosados ou terracota.
O contorno de meus olhos continuarão naturais nos amanheceres da minha vida. Se eu precisar que fiquem evidenciados, continuarei usando o lápis de contorno semelhante ao que minhas antepassadas usaram secularmente e que são removíveis com loções adequadas.
Maquiagem convencional, feita com especialistas em maquiagem, eu só fiz em três ocasiões e farei outras para eventos muito importantes.
Ácido hialurônico, só se for para uso medicinal em algum dia, nas próximas décadas, para reforço em cartilagens de joelho ou quadril, se e quando isso se fizer necessário, não para preenchimento facial.
Botox? Ele ou assemelhados eu vou preferir manter distância da minha pele. Vi como se aplica e é feita a manutenção, com periodicidade e um custo financeiro considerável. Mesmo que passe de seis a oito meses para ser escoado do organismo, creio que o uso continuado possa alterar a aparência.
Gosto de limpar a pele diariamente, aplicar máscaras naturais periodicamente, a exemplo da argila nas suas diversas cores e propriedades, de frutas e certos legumes; de limpar e hidratá-la diariamente; de fazer limpeza de pele com cosmetologista a cada determinado período; hidratar meu organismo ao tomar diariamente a quantidade de água recomendada; me alimentar de modo a levar nutrientes saudáveis ao corpo e suplementar certas vitaminas.
Cabelos? Sim, retoco a cor porque fios brancos em mulheres não é bem visto desde muito tempo. Poucas mulheres adotam e mesmo assim dão depoimentos fortes sobre a reação de pessoas à sua decisão em não tingi-los. Quem sabe um dia esse hábito de ficar com os fios brancos sem retoque, deixe de chocar tanto as pessoas?
Em geral, eu penso que Sophia Loren - musa imortal que em 2024 faz 90 anos -, tem razão ao dizer "As mulheres que vivem esperando o próximo creme milagroso, não percebem que a beleza vem de uma felicidade secreta e de um equilíbrio interno.".
Eu acredito que o organismo responde aos apelos do mais íntimo do ser humano, atuando através de seus olhos, de sua pele, da energia que a pessoa emana. Há quem nos cative e nos faça querer estar perto por causa da sensação boa que nos trazem e do que nos inspiram a sentir, pensar e agir.
Eu creio que a beleza é um todo unificado que reúne caráter, tipo de energia que emana da pessoa, brilho dos olhos e aquela sensação de paz que sentimos ao nos deparar com alguém assim.
Por isso eu não sou afeita a procedimentos que alterem substancialmente minha aparência.
Se mostrar apresentável é uma boa característica, mas, usar de todos os artifícios que os modismos trazem, é um tanto estranho.
Todos os campos são obrigatórios - O e-mail não será exibido em seu comentário